Início do Conteúdo

dezembro 1

Aluno cria software que lê prova do Enem para deficientes visuais

Postado em: Acessibilidade, Novidades, Tecnologias

Candidato pode escolher tipo de voz e ajustar tom e velocidade de leitura

NITERÓI — O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje o principal meio de ingresso às faculdades do país, um desafio enfrentado por milhões de estudantes. Para quem tem deficiência visual, as dificuldades são ainda maiores. Pensando nisso, Hedi Carlos Minin, aluno do mestrado em Computação da UFF, vem desenvolvendo uma ferramenta para facilitar a inclusão desses candidatos.

Sob a orientação dos professores Daniela Trevisan e José Viterbo, Minin chegou a um software que permite ao deficiente visual fazer a prova por meio de computador. O software é gratuito, foi adaptado pela equipe para o exame e permite que a prova seja lida para o aluno quantas vezes for necessário, podendo o candidato escolher um tipo de voz e ajustar o tom e a velocidade em que os textos serão lidos. Para facilitar, os usuários também terão acesso a atalhos de teclados e rascunhos.

A ferramenta é um avanço, pois proporciona igualdade, autonomia e personalização — ressalta Minin.

Os testes ainda estão sendo feitos em voluntários na Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac), no Fonseca, em Niterói. O projeto já está sendo avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e poderá ser usado em concursos públicos e em escolas. Para acessar informações, o site é eneminclusivo.com.br.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/aluno-cria-software-que-le-prova-do-enem-para-deficientes-visuais-18119541

Comentários não disponíveis!

Desenvolvido pelo Projeto de Acessibilidade Virtual | IFRS